Bandeira Azul para 299 praias portuguesas em 2015

Quercus classificou com “Qualidade de Ouro” 314 zonas balneares

02.06.2015

A bandeira azul, símbolo de qualidade atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, foi atribuída este ano a 299 praias de Portugal e a 15 portos de recreio e marinas, um valor que se tem mantido constante nos últimos cinco anos. Alfubeira, com 24 praias galardoadas, e Vila Nova de Gaia, com 18, são os concelhos com mais zonas balneares de qualidade.

 

Já a associação ambientalista Quercus classificou 314 praias portuguesas com “Qualidade de Ouro” depois de analisar as 596 águas balneares do território nacional, de acordo com informação disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente. Para a Quercus são menos 41 praias "Ouro" que no ano anterior.


Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro a água balnear tem que ter qualidade de água excelente nas quatro últimas épocas balneares e todas as análises realizadas na última época balnear deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares. “Isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para aEscherichia coli, e para águas interiores, 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respectivamente”, informa a associação.

 

Esta avaliação efectuada pela Quercus "é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto em específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura”, sublinha a Quercus.

 

Ontem, 1 de Junho, 180 praias portuguesas iniciaram a sua época balnear. Outras 199 começarão o período balnear apenas a 15 de Junho e, a partir de 1 de Agosto, todas as 569 águas balneares em Portugal estarão em condições de ser frequentadas.

TAGS: água , qualidade , praias , época balnear
Vai gostar de ver
VOLTAR