Comentário João de Jesus Ferreira:"Iluminação LED - um exemplo de sucesso"

05.11.2015

Na sequência do meu comentário de 2 de Outubro de 2015 e ainda sobre o tema “custos de aquisição”, recordo que um aspecto referido tem a ver com a rentabilidade da solução, sendo a mesma dependente do número de horas de utilização dos sistemas de iluminação ou de sinalização. Para um período de funcionamento inferior a 2 500 horas por ano, como referi, a solução LED poderá não ser interessante.

Esta semana apresento-vos um exemplo de aplicação cujo sucesso se verifica nas duas vertentes: a luminotécnica e a económica.

Trata-se do projecto de reconversão da iluminação dos semáforos da cidade de Lisboa, que consistiu em substituir as antigas lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED.

 

A economia de energia prevista é da ordem dos 6 500MWh/ano, para um consumo de energia eléctrica de referência de cerca de 6 900MWh/ano, o que corresponde a uma redução de 94% no consumo total de energia eléctrica, gerando um benefício anual da ordem dos 800 000€. Prevendo-se um investimento da ordem de 1 000 000€, o tempo de retorno bruto deste projecto é claramente inferior a dois anos.

De realçar que o número de horas de funcionamento de cada uma das lâmpadas substituídas varia entre 3 000 e 4 000 horas por ano, o que é significativo.

 

Neste caso podemos concluir que os “custos de aquisição” (por muito elevados que sejam) são irrelevantes face aos elevados benefícios que geram. Trata-se, assim, de um bom exemplo de aplicação da tecnologia LED com benefícios para a eficiência luminotécnica da sinalização e com uma muito elevada rentabilidade do investimento realizado.

 

João de Jesus Ferreira é engenheiro electrotécnico (IST), mestrado em Política, Economia e Planeamento de Energia (ISEG/IST), é administrador do grupo Vivapower e CTO (Chief Technology Officer) da Vivapower Selfenergy

TAGS: comentário , João de Jesus Ferreira , LED
Vai gostar de ver
VOLTAR