Manuela Synek: "Uma viagem pela história dos Concursos num Percurso Crítico da Modernidade Portuguesa"

16.05.2016

Convido a visitar a exposição na Garagem Sul sob o tema Arquitetura em Concurso com a curadoria de Luís Santiago Baptista integrada no programa escolha-arquitectura da OASRS, que inclui uma seleção de projetos que nasceram em ambiente de competição.

 

É um assunto fascinante sobretudo para aqueles que estudam profundamente as cidades, o espaço público e edifícios numa relação com a paisagem urbana. É uma mostra bem documentada sob a forma de maquetas, fotos, desenhos e registos periódicos.

 

O espaço reparte-se por núcleos temáticos que espelham a história da arquitetura. Um dos pontos fortes é o facto de poder revisitar projetos, que por serem cruciais, transformaram radicalmente os espaços das cidades dando aso ao desenvolvimento das populações. Alguns concursos estiveram envoltos em polémica e que depois foram aceites tornando-se até obras emblemáticas.

 

Outro ponto não menos sedutor é a oportunidade de poder apreciar os projetos, que não ficaram em 1º lugar, sendo por vezes mais interessantes face ao vencedor. É a forma mais aberta de acesso à encomenda. Os concursos confrontam-se e apresentam alternativas para uma mesma solução.

 

Existe uma competição entre iguais, potencia a experimentação na procura generosa dos autores na tentativa de criar o projeto ideal e mais perfeito. Na galeria está desenhada uma estrutura de andaimes em madeira que serve de suporte ao material e que funciona como espaço labiríntico, lembrando as malhas das cidades que confluem em diversas direções.  

 

Manuela Synek é historiadora e crítica de arte. A autora escreve, por opção, ao abrigo do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

TAGS: Comentário , Manuela Synek , exposição , Luís Santiago Baptista , escolha-arquitectura , OASRS
Vai gostar de ver
VOLTAR