Comentário Miguel Pimentel:"A era das “apps” e dos transportes"

14.12.2015

Após várias reuniões onde tive presente, umas mais académicas que outras, chega-se indubitavelmente à discussão das fontes de informação. Onde buscar boa informação (para além da estatística) para usar em processos de planeamento de transportes. Não são raras as vezes onde existe a tentação de mostrar experiencias feitas no estrageiro, onde inúmeras “apps” estão já em funcionamento. Vários exemplos de “apps” para estacionamento (que ajudam a encontrar lugares livres) ou a “apps” que nos indicam efetivamente (em tempo real) onde está o autocarro mais próximo, o respetivo percurso que temos que fazer e claro a “app” de que muito se tem falado: a UBBER.

 

O que temos vindo a assistir, mesmo sem que as pessoas não se apercebam, é a necessidade em: primeiro, obter melhor informação sobre as opções de transporte do utilizador; segundo, as pessoas querem ver em tempo real onde andam os serviços que as podem satisfazer, podendo assim optar pelo modo de transporte mais conveniente; terceiro, a ilusão de informação dinâmica e fidedigna do congestionamento na nossa rota para casa.

 

O que estas “apps” fazem, essencialmente, é juntar a oferta á procura de uma forma dinâmica. Sendo que as opções que cada um faz, relativamente ao modo de transporte que escolhe, está relacionado com a teoria economicista da utilidade (como medida de satisfação). Esta pretende maximizar a utilidade da escolha de cada um, e como isso a probabilidade de escolher um modo de transporte. Os próximos desenvolvimentos nestas áreas parecem prometedores, mas é importante nos lembrem-mos, que planear transportes não é um exercício de construir uma “app”. Mas que elas ajudam a quem planeia e decide? Sem dúvida!

 

Miguel Pimentel é consultor de mobilidade, Eng. Civil, Mestre em Planeamento de Transportes e Doutorando em Planeamento e Ordenamento do Território na FEUP (CITTA-Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente)

TAGS: comentário , Miguel Pimentel , "apps" , transportes
Vai gostar de ver
VOLTAR