Comentário Miguel Pimentel:"Transportes públicos gratuitos"

31.12.2015

Hoje o tema até parece utópico. Mas em várias cidades Europeias, foram feitas já experiencias em que, em determinados dias, os transportes públicos numa zona ou numa rede completa da cidade, as viagens eram gratuitas. Muitas dessas experiencias eram ações de promoção, outras eram executadas por condições ambientais extremas ou ações temporárias para grandes eventos.

 

É certo que alguém tem de pagar a fatura, mas também é certo que a atratividade destes meios (nomeadamente do transporte coletivo rodoviário) tem vindo a decrescer em função de um conjunto de restrições financeiras, das incertezas da operação ou do simples desconhecimento público. Se por um lado a concessionária/operadora podem sair prejudicadas na primeira instância, por outro é necessário cada vez mais vender soluções de transporte competitivas num mercado livre em que os modos competem cada vez mais entre si.

 

Aqui nada advogo relativamente às concessões, que entretanto foram suspensas (?), mas não deveriam estas também contemplar outras formas de promoção de políticas sustentáveis para além de uma mera equação económica? Esta medida é apenas um exemplo do muito que se podia ganhar com medidas de gestão de mobilidade mesmo que temporárias. Mas este léxico (da gestão da mobilidade) é pouco ou nada conhecido das entidades competentes e deveria ser parte integrante destes contratos de concessão do transporte público. Utópico, por enquanto, mas é necessário também pensar um pouco out-of-the-box.

 

Miguel Pimentel é consultor de mobilidade, Eng. Civil, Mestre em Planeamento de Transportes e Doutorando em Planeamento e Ordenamento do Território na FEUP (CITTA-Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente)

TAGS: comentário , Miguel Pimentel , transportes públicos
Vai gostar de ver
VOLTAR