Armando Silva Afonso: Redes prediais de águas e esgotos - a importância crescente da sustentabilidade

15.07.2016

O CIB (International Council for Research and Innovation in Building and Construction) possui diversos grupos de trabalho a nível internacional, um dos quais é o W062 – Water Supply and Drainage for Buildings. O W062 organiza anualmente um Simpósio mundial, aberto a todos os interessados, para discussão de temas relacionados com as instalações de águas e esgotos em edifícios e nestes encontros têm sido apresentadas, discutidas e divulgadas, ao longo dos anos, diversas inovações no sector.

 

Muitas destas inovações foram já integradas em edifícios em todo o planeta, mas isso não teria sido possível sem este fórum internacional de técnicos e cientistas que é o CIB W062, onde se discutem e disseminam novas soluções e tendências. O 41.º Simpósio decorreu em 2015 na China e, este ano, o 42.º Simpósio terá lugar em Kosice, na Eslováquia.

 

A ANQIP, que é atualmente o único membro português do CIB W062, organizou já em Portugal um dos Simpósios, o 37.º, que teve lugar em Aveiro em 2011. Este Simpósio assinalou uma importante viragem nas temáticas, que até esse ano se centravam em aspetos de cálculo e soluções construtivas, e que passaram a focar-se também nas questões de eficiência e sustentabilidade. No CIB de Aveiro, entre os 51 papers apresentados, 23 centravam-se em temáticas como o aproveitamento de águas pluviais e cinzentas em edifícios, as alterações climáticas e a construção sustentável e o nexo entre água e energia nos edifícios.

 

Este crescendo de importância dos temas ligados à eficiência e sustentabilidade manteve-se nos Simpósios posteriores, que tiveram lugar na Escócia (Edimburgo, 2012) no Japão (Nagano, 2013) e no Brasil (S. Paulo, 2014) e na China (Beijing, 2015). No CIB de S. Paulo, por exemplo, mais de metade dos papers apresentados já diziam respeito, de forma direta ou indireta, às questões de sustentabilidade e eficiência nos edifícios relacionadas com o ciclo predial da água.

 

É de esperar quer, nos próximos Simpósios, tenham lugar novas apresentações sobre estas temáticas, contribuindo para desenvolver e introduzir nas práticas correntes da construção novas soluções sustentáveis e inovações neste domínio. As coberturas verdes, em particular quando associadas ao aproveitamento de águas pluviais em edifícios ou à redução do impacto dos edifícios nos picos de cheia, começam a ter também um espaço significativo de discussão no âmbito do CIB W062.

 

No próximo ano o CIB W062 terá lugar em Amesterdão, mas a ANQIP já se candidatou a organizar novamente o Simpósio em Portugal em 2018, desta vez nos Açores (Ponta Delgada). É uma oportunidade para que todos os portugueses interessados nestas problemáticas possam participar neste importante evento, que vai definindo, sem que o cidadão comum se aperceba, o futuro das nossas instalações prediais…


Armando Silva Afonso é professor da Universidade de Aveiro e fundador e atual presidente da direção da ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais).

TAGS: comentário , Armando Silva Afonso , eficiência energética , eficiência hídrica
Vai gostar de ver
VOLTAR