Pergunta & Resposta: Joana Matos + Pedro Gadanho

26.05.2014

Pergunta:


«Getting Through, projecto associado da 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, Close Closer, com a curadoria de Joana Cotter Salvado e Joana Matos, desenvolveu-se em duas fases de exposição e teve lugar no espaço Shed76, desenhado por sousasantos arquitectos, em Alcântara, Lisboa. Na primeira fase de exposição, 20 personalidades portuguesas de diversas áreas como a arquitectura, o design, a moda, a música, a literatura, a psicologia, o cinema, a medicina, entre outras, foram convidadas a expor um objecto pessoal emocionalmente próximo revelando a sua história. Na segunda fase de exposição, 15 designers/arquitectos/artistas interpretaram 15 dos objectos e histórias da fase anterior, criando a partir deles novas peças. Com este projecto propusemos um repensar da relação da arquitectura com as diversas áreas, artísticas e não só, numa tentativa de aproximação a um público mais abrangente e de questionar o papel do arquitecto e da arquitectura, respondendo a algumas das questões levantadas pela Close, Closer. Para tal o desenho do espaço expositivo, tal como a proposta da equipa de curadoria, teve um grande peso no conceito de todo o projecto. Até que ponto é que o desenho do sistema expositivo e o papel da curadoria pode influenciar uma postura crítica por parte dos arquitectos perante a sociedade e o panorama cultural das cidades?»

 

Joana Matos, curadora do projecto Getting Through  | Shed76

 

Resposta:

 

«Tenho sempre defendido que a arquitectura é uma prática cultural que, como todas as práticas culturais contemporâneas, têm uma dimensão crítica face à realidade em que se insere. A arquitectura, como a literatura ou as artes visuais, deve produzir um comentário sobre a situação corrente. Neste sentido, um desenho de exposição de arquitectura, bem como, por extensão, um projecto curatorial, têm mesmo por responsabilidade sublinhar essa função crítica, necessariamente por diálogo com os objectos que mostra, mas também como concepções autónomas.»

 

Pedro Gadanho, curador do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - MoMA

TAGS: Joana Matos , Pedro Gadanho , pergunta & resposta
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