Quatro projectos premiados e uma menção honrosa na quarta edição do Prémio Larus/ Jornal Arquitecturas

Distinções foram entregues ao final da tarde de ontem no Museu da Água, em Lisboa

12.02.2015

Quatro projectos foram premiados e um quinto recebeu uma menção honrosa na quarta edição do “Prémio Larus/ Jornal Arquitecturas Equipamento Urbano Ibérico 2014”. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu ontem, 11 de Fevereiro, ao final da tarde, no Museu da Água, Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, na Rua do Alviela, em Lisboa.

 

O vencedor na categoria “Projecto Académico” foi “Interior City”, projecto concebido por António José Duarte Courela, finalista do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estudante apresentou quatro equipamentos urbanos - um bebedouro, uma cadeira, uma papeleira e um banco - construídos em granito, matéria-prima característica da região. O aço corten foi usado para ligar e suportar o granito.

 

Na segunda categoria “Linha Produzida”, sub-categoria “Mobiliário Urbano”, foi premiado o projecto “Urbescópio” da autoria de João Pestana, Luís Caldeira, Luís Fernandes e Sérgio Branco. Trata-se de um monóculo de ferro que “convida a um olhar diferente sobre ícones que revelam a alma das cidades e vilas”.

 

Na categoria “Linha Produzida”, sub-categoria “Arte Pública”, saiu vencedor o “Pavilhão Kairos” projectado por João Quintela e Tim Simon. A estrutura é constituída por peças em betão pré-fabricado através de um sistema de sobreposição que tira partido do seu peso próprio sem recorrer ao uso de colas ou parafusos. A construção foi planeada com apenas sete moldes, uma peça por dia, reduzindo exponencialmente o custo da obra. Em 61 dias foram feitas as 426 peças que compõem o projecto.

 

Ainda na categoria “Linha Produzida”, sub-categoria “Equipamento Lúdico”, foi premiada a cortina de água interactiva “East Node” de Enrique Varum. A cortina de água, circular, tem 16 centímetros de perímetro e foi colocada a cinco metros de altura. É composta por 480 electroválvulas ultra rápidas que controlam a fonte e dão ao utilizador a possibilidade de criar desenhos, logos e mensagens escritas em tempo real.

 

Foi ainda entregue uma menção honrosa na categoria “Projecto Académico” a Rui Antunes com “One Bench”, um sistema tem como objectivo racionalizar o processo de produção industrial através de módulos que eliminam a necessidade de moldes e soldas na estrutura. Consiste em dois perfis de ferro dobrado, que definem por si os ângulos do assento de um banco.

 

Nesta edição não foram apresentadas candidaturas à quarta sub-categoria “Lighting Design” pelo que não foi atribuído prémio neste âmbito.

 

A Coordenadora da Unidade de Negócios das Cidades do Grupo About Media, Margarida Cabral, salientou que os prémios são entregues numa altura em que se começa a falar dos primeiros sinais de retoma da economia, que no entanto ainda não se sentem.

 

“As dificuldades económicas do país, a redução significativa do investimento, quer público quer privado, impõem-nos o desafio de repensar os nossos modelos de gestão e uma mudança de práticas. Das dificuldades nascem novas oportunidades e está nas nossas mãos, nas vossas em particular, fazer a diferença e gerar valor. Vivemos num mundo cada vez mais competitivo onde apenas há espaço para a excelência, pelo que temos de ser os melhores”, sublinhou.

 

Margarida Cabral realçou que o Jornal Arquitecturas, publicação do Grupo About Media, "orgulha-se de promover o Prémio Larus/Jornal arquitecturas Equipamento Urbano Ibérico, em parceria com a Larus, contribuindo, desta forma, para a promoção do Design, um instrumento determinante para o desenvolvimento da competitividade”, referiu agradecendo ainda aos parceiros da iniciativa e membros do júri.

 

CANDIDATURAS AOS PRÉMIOS AUMENTARAM

 

O director do Jornal Arquitecturas, João Pedro Costa, revelou durante a cerimónia de entrega dos prémios que o número de candidaturas aos vários prémios está em crescendo e aumentou, em 2014, 50 por cento. “Ou o prémio é mais conhecido ou apesar de tudo já há mais investimento, o que é sinal que estamos a emergir outra vez para um novo ciclo que desejamos consistente de investimento no mobiliário urbano e no espaço público das nossas cidades”, analisou.

 

O professor universitário sublinhou que este é um indicador revelante já que diz respeito à economia real. João Pedro Costa considera que a ligação entre as empresas, os designers e as universidades será uma “combinação de sucesso no novo ciclo pós-troika”, tal como já o foi antes. “É com o valor acrescido do design que conseguimos ser competitivos no mercado nacional, europeu e global”, realçou.

  

O fundador da Larus Design Urbano, Pedro Martins Pereira, explicou que a empresa, criada há 26 anos, conquistou ao longo da sua existência reconhecimento nacional e internacional, reunindo vários prémios. "Não por vaidade mas para afirmação no mercado", ressalvou. A empresa entendeu por isso, a dada altura, que era importante reconhecer trabalhos de excelência e por isso se associou ao prémio que distingue não só os trabalhos portugueses mas também projectos do país vizinho. 

  

"É um esforço grande, mas vale a pena na medida em que permite o reconhecimento de trabalhos com muita qualidade em Portugal e Espanha. Permite que os premiados sejam reconhecidos, que se sintam confortavelmente com a distinção que lhes é atribuída e que isto lhes dê força e motivação para o futuro. A todos os que participaram neste prémio: continuem com força. O nosso país, Espanha e o resto do mundo precisam do vosso esforço e dedicação", concluiu.

  

A Coordenadora Geral da Bienal Iberoamericana de Diseño, Gloria Escribano, considera que é de louvar a concretização de uma iniciativa como esta numa altura em que a conjuntura é difícil já que a economia não ajuda e o individualismo prima. 

 

“Se nos unirmos e ousarmos podemos fazer coisas assim. É uma forma de gerar estímulos. Todos os dias, na nossa sociedade, precisamos de estímulos quando parece que tudo são obstáculos”, elogiou. A responsável lembrou ainda que os trabalhos premiados serão apresentados na Bienal Iberoamericana de Diseño, em Espanha.

 

Durante a cerimónia de entrega de prémios estiveram em exposição os trabalhos premiados e os trabalhos que se destacaram nesta edição do Prémio Larus / Jornal Arquitecturas Equipamento Urbano Ibérico.

 

O júri desta iniciativa foi composto por Alexandre Burmester, arquitecto e sócio-gerente da A. Burmester Arquitectos Associados, António Lacerda, designer de comunicação e presidente da direcção da Associação Nacional de Designers, Glória Escribano, coordenadora geral da Bienal Iberoamericana de Diseño (BID14), Gonçalo Nunes da Silva, designer industrial e vencedor da categoria peça/linha produzida, subcategoria Mobiliário Urbano na edição de 2013 e ainda Vítor Vajão, engenheiro e presidente do Centro Português de Iluminação.

 

A iniciativa, promovida pelo Jornal Arquitecturas em parceria com a Larus, Design Urbano, tem como principal objectivo “o reconhecimento público de projectos e peças/linhas de equipamento urbano desenvolvidos nos últimos cinco anos por estudantes e profissionais de design, empresas e câmaras municipais na área do Equipamento Urbano, em Portugal e Espanha”.

 

Ana Santiago 

TAGS: Prémio Larus/ Jornal Arquitecturas Equipamento Urbano Ibérico 2014
Vai gostar de ver
VOLTAR