“Agostinhas” de Torres Vedras premiadas com o galardão “Energy Globe”

Prémio distinguiu projectos de 177 países

16.06.2015

O sistema público de aluguer de bicicletas da cidade de Torres Vedras foi o vencedor nacional do galardão “Energy Globe” 2015, que distinguiu projectos de 177 países, um por cada nação.

 

Este sistema é constituído por 14 estações de bicicleta; 260 bicicletas convencionais e 30 bicicletas eléctricas e respectivo software de gestão, que é feita online e em tempo real através da plataforma web - "Bicicard" - que inclui cartões que são usados pelos ciclistas.

 

O principal objectivo do projecto, segundo a câmara municipal, responsável pela iniciativa, é promover “uma nova opção para o transporte urbano com inúmeros benefícios ambientais, sociais e económicos” sem emissões de CO2, com baixo ruído e menor ocupação do espaço público.

   

O projecto, implementado em 2013, já atraiu mais de 1.400 cidadãos que utilizaram este meio de transporte 20 mil vezes numa cidade com 20 mil habitantes.

 

Em dois anos bicicletas já percorreram quase 94 mil quilómetros, evitando assim a emissão de 14 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, segundo o município.

 

As bicicletas chamam-se “Agostinhas” em homenagem ao ciclista Joaquim Agostinho, natural do concelho.

TAGS: bicicletas , Agostinhas , Torres Vedras , mobilidade suave
Vai gostar de ver
VOLTAR