«Viseu é uma cidade região»

Autarca garante que a cidade mexe com quase meio milhão de habitantes

03.03.2014

«Viseu é muito mais do que uma cidade. É uma cidade região». Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, que dirige os destinos do concelho desde as últimas eleições autárquicas.

 

«Apesar de ser uma cidade com alguns problemas para resolver, porque tem muito património para reabilitar, tem uma grande influência em todo aquele território que não é apenas de 100 mil habitantes, que Viseu hoje tem, mas de quase meio milhão de pessoas que estão na região da Beira Alta», realça o autarca ao Jornal Arquitecturas.

 

Para combater o fenómeno de desertificação do interior, com que Portugal hoje de debate, o autarca considera que é fundamental «procurar fixar pessoas, criar condições para que elas se alojem, designadamente pessoas mais jovens, criar dinâmicas do ponto de vista económico e de mobilidade».

 

É exactamente isso que Viseu tem tentado fazer tentando captar o interesse de jovens. «Estamos a tentar que as pessoas se fixem outra vez nas aldeias. Aproveitar a componente pecuária do norte do distrito que se foi perdendo e aproveitar a componente agrícola. Na freguesia de Couta temos já seis jovens casais a desenvolver actividades que vão desde produção de cogumelos gourmet ao desenvolvimento de software», revela o autarca.

 

«É preciso fixar pessoas, fixar competências, apostar na inovação e ao mesmo tempo conseguirmos ser competitivos em relação a outras cidades quer no país quer fora dele», remata em declarações ao Jornal Arquitecturas.

 

Almeida Henriques sublinha como pontos fortes da cidade a boa vivência estudantil e cultural, designadamente no teatro, e a dimensão humana e social do concelho que tem uma das melhores coberturas a nível social do país.

 

Redacção Jornal Arquitecturas

TAGS: Presidente da Câmara Municipal de Viseu , Almeida Henriques
Vai gostar de ver
VOLTAR