Antiga Gare do Arco do Cego vai ser transformada em centro de estudo

Projecto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e universidades da cidade

06.04.2015

A antiga Gare do Arco do Cego, em Lisboa, um dos últimos exemplos de arquitectura industrial do final do século XIX, vai ser transformada no centro de estudo "Técnico Learning Center". 

 

O projecto de arquitectura da “Requalificação das edificações que restam da antiga estação da Carris”, da autoria de António Barreiros Ferreira, foi apresentado esta segunda-feira, no Instituto Superior Técnico. Resulta de uma parceria estabelecida entre a autarquia e o conjunto das universidades da cidade de Lisboa. Com a intervenção o espaço envolvente poderá passar a ser fruido não só pela comunidade universitária como por toda a população.

 

Além da componente de espaço de estudo as futuras instalações integrarão também o Posto de Socorro Avançado do Regimento de Sapadores Bombeiros que vai substituir o actual espaço na Avenida Defensores de Chaves.

 

Na sua última intervenção oficial enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, referiu-se à reconversão da Gare do Arco do Cego como “um projecto que certamente marcará a cidade” e que contribuirá para a concretização do plano estratégico definido pela autarquia: “mais pessoas, mais empregos, melhor cidade”. 

 

A mesma parceria entre autarquia e universidades já permitiu o desenvolvimento do programa “Lisboa Cidade Erasmus”, com vista a aumentar a atractividade de Lisboa como destino dos estudantes Erasmus.

TAGS: Arco do Cego , Técnico Learning Center , Câmara Municipal de Lisboa
Vai gostar de ver
VOLTAR